SPRACE Game v2.0

 

sprace-game/sprace-game-pt sprace-game/sprace-game-en sprace-game/sprace-game-de

 

Clique na figura abaixo para jogar

 

Java Version
(Linux, Mac)

Windows Version
(XP, Vista, 7)

O jogo requer o Java na versão 7 ou superior.

Se tiver problemas para jogar, atualize o java usando o link abaixo:

java_install

Se ainda tiver dificuldades, leia o FAQ.

 

Assista os nossos vídeos no YouTube:

Sobre o jogo

Durante o último século, as experiências realizadas em diversos aceleradores de partículas foram capazes de ampliar e aprofundar nossa visão sobre o interior da matéria. Hoje sabemos que prótons e nêutrons, que compõem o núcleo atômico, são partículas compostas de quarks, constituintes ainda mais fundamentais. Seis quarks (up, down, strange, charm, bottom, top), seis léptons (elétron, múon, tau e seus três respectivos neutrinos), além das partículas responsáveis pelas interações forte, fraca e eletromagnética (glúon, W, Z e fóton), formam o quadro atual das partículas subatômicas. Esse cenário é muito distinto daquele ensinado hoje em dia nas escolas do ensino médio. A visão que os estudantes possuem da estrutura da matéria permanece estagnada no conceito atômico do início do século passado.

Uma solução encontrada para diminuir essa defasagem de quase um século de conhecimento foi a criação de um jogo educativo que permitisse ao jogador aprender os conceitos básicos sobre a composição da matéria através da tarefa de construir partículas subatômicas a partir de seus constituintes mais fundamentais. Reduzido à escala subatômica, o pequeno demiurgo comanda uma nave miniaturizada e tem como uma de suas primeiras missões capturar partículas, usando um sofisticado “campo de energia” e, em seguida, levá-las ao laboratório para que sejam analisadas.

Enquanto se diverte cumprindo essas missões, o jogador acaba aprendendo conceitos de partículas elementares, como léptons e quarks, a composição dos hádrons (principalmente prótons e nêutrons), o conceito de carga de cor e a interação forte que ocorre entre mésons e bárions, o decaimento de partículas e noções de escala subatômica. Vale destacar que a primeira versão do jogo foi desenvolvida no Brasil, patrocinada pelo SPRACE e com o apoio financeiro do CNPq, através do edital de “Apoio a Projetos de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia”. Nessa versão o jogo foi produzido pela empresa de consultoria brasileira Summa Technology+Business e desenvolvido pela Black Widow Games Brasil.

A segunda versão do jogo também foi desenvolvida no Brasil, patrocinada pelo SPRACE e com o apoio da FAPESP, através do Projeto Temático nº 2013/01907-0. Nessa versão a produção e desenvolvimento foram feitos pela Black Widow Games Brasil.

 

SPRACE Game v2.0

Foram implementadas no SPRACE Game v2.0 várias melhorias e incluídas novas funcionalidades:

Ampliação do Conteúdo
Além das 4 missões do jogo original, a nova versão conta com mais 13 novos desafios, disponíveis ao jogador na forma de objetivos secundários. Isso amplia consideravelmente o escopo do jogo e serve de incentivo para manter o interesse do jogador em explorar os conceitos aprendidos, mesmo após completar as missões originais.

Painel de Troféus
A cada novo objetivo secundário completado, o jogador será recompensado com um "troféu virtual". Todos os troféus conquistados podem ser vistos no novo painel de troféus, de forma que o jogador cultive o prazer de colecionar os  troféus, sendo um incentivado a continuar jogando e aprendendo os conceitos.

Salvar Etapas Intermediárias
A ampliação do jogo para um total de 17 objetivos (4 missões originais e 13 novos desafios para colecionar troféus) aumentou muito o conteúdo total do jogo, tornando inviável explorar o jogo inteiro de uma só vez. Por esse motivo, a nova versão permite que o jogador salve o jogo em qualquer etapa e carregue mais tarde, para continuar jogando. Esta havia sido a funcionalidade mais requisitada pelos jogadores da versão original.

Níveis de Dificuldade
O nível de dificuldade do jogo original havia sido ajustado para seu principal público alvo: estudantes do ensino médio acostumados com jogos de computador. A nova versão agora oferece 3 níveis de dificuldade distintos, de forma a tornar o jogo mais acessível para pessoas sem experiência em jogos eletrônicos, mas oferecendo o mesmo nível de desafio para os jogadores mais experientes.

Modo Exibição
O SPRACE Game v2.0 agora suporta o "modo exibição", que retorna automaticamente ao menu principal após algum tempo de inatividade do jogador. Essa melhoria havia sido solicitada pela Academia de Ciências da Áustria, com o objetivo de facilitar a exibição do jogo em exposições científicas e em eventos abertos ao público.

Seleção de Idiomas
O mecanismo de escolha de idiomas foi alterado, atendendo à solicitação de alguns professores, de forma que a nova versão do jogo permita escolher o idioma logo na abertura, na primeira vez que o jogo for executado. Todo o conteúdo dessa nova versão do jogo já está sendo lançado em 3 idiomas: português, inglês e alemão.

 

Comunicado à Imprensa

Fotos do Jogo

SPRACE Game na imprensa

 

Apoio Financeiro

Produção e Desenvolvimento