Carta aos Diretores

Senhor(a) Diretor(a)
A introdução da tabela periódica de Mendeleiev representou grande avanço na forma de organizar os elementos químicos que compõem a matéria conhecida. No entanto, desde então houve enormes avanços adicionais no conhecimento da estrutura mais íntima da matéria, de seus constituintes e das interações fundamentais da Natureza. As experiências realizadas nos aceleradores de partículas durante o último século foram capazes de ampliar e aprofundar nossa visão sobre a constituição da matéria. Hoje sabemos que prótons e nêutrons, que compõem o núcleo atômico, possuem eles mesmos uma estrutura interna, sendo formados por quarks, constituintes estes ainda mais fundamentais.
Este projeto visa divulgar amplamente, para todas as escolas de Ensino Médio do Brasil, os principais avanços científicos recentes nessa área do conhecimento. Junto com o Folheto, foram enviadas duas cópias de um cartaz contendo uma síntese da visão que a ciência moderna tem sobre a estrutura íntima da matéria (vide descrição de seu conteúdo na parte interna do Folheto).
Além de atualizar o conhecimento dos estudantes, espera-se que o material que acompanha o Folheto possa vir a despertar novas vocações para a carreira científica. Nossa expectativa é que cada escola fixe os cartazes em local bastante visível, de fácil acesso, para estudantes e professores, incentivando a reflexão e discussão sobre o material apresentado.
Com o intuito de dar suporte a professores e estudantes, respondendo aos seus questionamentos sobre o tema, implantamos um Fórum de Discussão na internet. A partir deste site, é possível ter acesso a material didático adicional, como o site Aventura das Partículas, participar de chats e agendar palestras por videoconferência nas escolas interessadas.
Projetos semelhantes a esse foram implantados com grande sucesso em diversos países, entre eles Estados Unidos, França e Canadá. Esperamos poder contar com o apoio de todos para tornar este projeto um sucesso também no Brasil.