Retornar à Página Inicial
da Aventura das Partículas

Como Usar a Aventura das Partículas

A Aventura das Partículas é um grande site que contém muitas informações. Pode ser lido como um livro ou usado como um guia de referências. Foi difícil construir um site que pudesse englobar todos esses objetivos. Se o site é lido como um livro, é difícil localizar rapidamente informações a respeito de um único assunto (por exemplo, "O que são quarks?"). Por outro lado, muitos conceitos são relacionados e precisam ser introduzidos em uma ordem apropriada (por exemplo, você precisa aprender sobre os quarks antes de aprender sobre os hádrons).

A versão anterior da Aventura das Partículas resolve esses problemas expondo o material como as seções de um livro com muitos links de referências cruzando-se entre as páginas; assim, aqueles que procuravam por informações específicas podem deslocar-se rapidamente através do site. O problema é que, se você estivesse seguindo uma seqüência de páginas mas, clicasse num link para obter mais informações a respeito de um conceito em particular, você acabaria terrivelmente perdido. Além disso, as seções seriam muito longas.

Decidimos atualizar esse site para aproveitar as novas tecnologias da web e trazer uma atualização da Física. Há uma lista de navegações obedecendo uma certa hierarquia, do lado esquerdo das páginas da Aventura das Partículas, que informam onde você está e permitem sua navegação por qualquer página do site.

A revisão "olhe-e-perceba" e a navegação requerem "cookies", Javascript e frames. Nem o Netscape 2 ou o Internet Explorer 3 conseguirão visualizar esse site. O Netscape 3 visualizará no entanto, alguns exercícios e certas animações que podem ter um comportamento inesperado. Esse site foi projetado para o Netscape 4, mas foi testado no Netscape 3 e no Internet Explorer 4.5. 

Os usuários com monitores grandes, ou monitores com alta resolução, irão notar que enquanto o texto tende a ser legível com fonte de 12 pt, a fonte da barra de navegação parecerá ser pequena. A maneira como as páginas da web são formatadas requer que a barra de navegação da esquerda tenha uma largura, em pixels, fixa. Assim, as fontes à esquerda foram definidas com fontes de 10 e 12 pixels o que, mesmo no caso de tela grande, pode ser pequena. Esse é um problema com documentos em HTML e o tamanho que nós escolhemos é a melhor solução para a maioria dos usuários.

Planos de Revisão

A atualização de setembro de 1999 dá ao site um novo formato e há um conteúdo revisado. Continuaremos a atualizar o resto dos conteúdos durante os próximos meses.
 
-Setembro 1999
Retornar à  Página Inicial da Aventura das Partículas